Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Política

Pedido de destaque tirou da pauta julgamento do recurso de Daltro Fiúza

Flávio Paes/Região News

18 de Dezembro de 2020 - 13:37

Pedido de destaque tirou da pauta julgamento do recurso de Daltro Fiúza
Candidato do MDB à Prefeitura de Sidrolândia, Daltro Fiúza. Foto: Marcos Tomé/RN

O julgamento do recurso do candidato do MDB à Prefeitura de Sidrolândia, Daltro Fiúza, foi retirado de pauta da sessão desta sexta-feira (18) do Tribunal Superior Eleitoral, porque o ministro Tarcísio Vieira apresentou pedido de destaque e com isto, o relator, ministro Luiz Felipe Salomão, terá de ler o seu parecer diante do plenário numa sessão presencial ou por videoconferência, como vem ocorrendo neste período de pandemia. O julgamento estava marcado para uma sessão eletrônica programada para esta sexta. Neste formato, cada ministro posta seu parecer de forma remota.

Como o TSE entra em recesso hoje, não há tempo hábil para deliberar nesta sessão por meio de videoconferência. Neste caso a deliberação do Tribunal Superior Eleitoral fica para fevereiro, quando os ministros retomam suas atividades. A sessão solene de reabertura do ano Judiciário será dia 1º de fevereiro às 19 horas. Com isto, a partir de 1º de janeiro, Sidrolândia será administrada por um prefeito interino, o futuro presidente da Câmara a ser escolhido logo após a posse dos futuros vereadores.

Pedido de destaque tirou da pauta julgamento do recurso de Daltro Fiúza
Sessão do TSE, desta sexta-feira. Foto: Reprodução/Youtube

Em meio a desinformação sobre a tramitação do recurso de Daltro, que tenta garantir no TSE o registro da sua candidatura e assim validar a vitória nas urnas para tomar posse, abre espaço para a guerra da informação, contra informação.

Quem apoia o candidato do PSDB, Enelvo Felini, sustenta que o ministro Tarcísio Vieira quando apresentou o pedido de destaque, dois ministros, Edson Fachin e o relator, Luiz Felipe Salomão, já teriam votado pela confirmação da cassação do registro da candidatura de Daltro, o que ensejaria a realização de eleições suplementares. No front de Daltro a versão é diferente: nenhum ministro manifestou seu voto. Confira a Certidão de Retirada de Processo do Julgamento Virtual, clique aqui.